Para saber como praticar exercícios de street workout é necessário, primeiramente, fazer uma distinção entre o street workout e a calistenia. O termo “calistenia” vem do grego, a partir da junção da palavra “kallos” (belo) e “sthenos” (força/coragem). Este desporto consiste em fazer exercícios físicos básicos (indoors ou outdoors), utilizando o peso do próprio corpo, e é adequado para todo o tipo de pessoas. O street workout consiste na prática de exercício físico ao ar livre, com o peso do próprio corpo ou com o uso de peso externo, no chão ou em barras. Além dos exercícios de calistenia, implementa um estilo de treino mais acrobático.

O street workout pode ser feito de três formas: existe o street workout cujo objetivo principal é a maximização do número de repetições. O street workout mais direcionado para a vertente do powerlifting (em que se acrescentam pesos para aprimorar o exercício). O street workout de freestyle, que consiste em fazer exercícios estáticos ou dinâmicos (tais como muscle up, handstand, front/back level, 360 na barra, mortais, etc). Devido a isto, este desporto permite um extensivo leque de movimentos e os treinos nunca se tornarão monótonos.

Os exercícios base de street workout consistem na realização de elevações em barra de elevações, afundos em barras paralelas, muscle ups, flexões, isométricos, agachamentos livres e exercícios de fortalecimento abdominal – que podem ser adaptados consoante os objetivos do atleta. Este desporto pode ser praticado por iniciantes e avançados, variando o número de repetições (número de vezes que se realiza, sem parar, determinado exercício), o número de séries (número de rondas, que se fazem, de determinado exercício).

Porquê praticar Street Workout?

A grande vantagem do street workout e do treino de calistenia, que os distinguem dos outros tipos de desportos, é que consiste num treino completamente funcional devido ao uso do peso do próprio corpo. Ao contrário de outros tipos de treinos, que se focam meramente nas vantagens estéticas do desporto em si, o street workout, além de definir o corpo, permite torna-lo eficaz e capaz. Constrói-se, assim, um corpo preparado para qualquer desafio. A prática de movimentos que envolvam todo o corpo permite, além da criação de força e massa muscular, um trabalho cardiovascular benéfico para a saúde, que permite reduzir a gordura corporal.

O street workout proporciona, também, vantagens psicológicas. Além da constante autossuperação (que cria um sentido de realização), a prática de desporto ao ar livre e em comunidade cria um sentido de coletividade com o mundo e com os parceiros de treino. Nas palavras de Stanislav Nosov, presidente da SWA, “o street workout é um desporto de comunidade, que permite conviver e criar novas amizades; nós somos animais sociais. Este desporto não é artificial, é uma forma natural de exercício porque, no nosso quotidiano, nos movimentamos com o peso do próprio corpo.” Uma outra vantagem do street workout é o facto de ser, na sua base, um desporto gratuito.

“É um tipo de desporto cujas características técnicas são baseadas no controlo do próprio corpo e a sua prática vai além disso porque destaca a sua natureza democrática: capacidade de criar em comunidade, de revitalizar o espaço público e (…) o seu potencial de crescimento e capacitação pessoal” (Laura García Herreros e Noemi Seliva Arroyo, 2019).

Quantas vezes por semana se deve praticar Street Workout?

Uma das questões que muitos atletas e praticantes do desporto se perguntam é quantas vezes se deve ou pode praticar street workout. Contudo, não existe uma resposta absoluta a esta resposta devido ao facto de esta ser muito individual e ter a ver com as vontades, disponibilidades e condições dos atletas.

Considera-se que o treino mínimo requerido para a obtenção de resultados, num ser humano normal e de boa saúde, é duas vezes por semana. Para um melhor aproveitamento do treino e máximo benefício convém que este seja um treino bem regulamentado, planeado e acompanhado.

É possível, também, treinar seis ou sete vezes por semana, embora isso não seja aconselhável nem benéfico para atletas iniciantes. Cada qual deve, em primeiro lugar, sentir as manifestações do seu corpo e trabalhar segundo as mesmas e, em segundo lugar, informar-se com profissionais. Convém frisar que o treino que é adequado para uma pessoa, pode não ser o mais indicado para outra.

O street workout é, portanto, um desporto eficaz e seguro, que tem como objetivo que o nosso corpo atinja um expoente de força, flexibilidade e resistência e, assim, eficiência. Embora os exercícios recomendados possam ser praticados individualmente, aconselha-se que os atletas treinem em comunidade, para assim evoluírem através da partilha de conselhos, ou com a presença de um treinador para resultados mais profissionais e seguros.

Vencedores da Competição Nacional de Street Workout de 2019 – Miguel Silva, Sergiu Manic, Rúben Semião (da esquerda para a direita)
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