O que é o Street Workout?

O que é o Street Workout?

Vivemos numa sociedade que cada vez mais parece importar-se com as práticas do exercício físico e a ausência de qualquer tipo de desporto é visto como algo depreciativo. Já não existem desculpas válidas para a privação da atividade física na nossa comunidade e que pretexto poderia persistir para não praticar treinos que podem ser, literalmente, feitos em qualquer lado?

É com base nesta ideologia – a da possibilidade de realização de exercícios físicos intemporais, funcionais e que podem ser praticados em qualquer lugar – que surgiu a calistenia (conhecido globalmente por calisthenics). Este desporto consiste na realização de exercícios físicos feitos com o peso do próprio corpo, com a utilização ou não de equipamento, que permite formar o corpo, dar-lhe agilidade, força e utilidade. A calistenia não se distingue pela vontade da dar primazia ao culto do corpo, mas pela vontade de criar um estilo de vida saudável e um corpo eficaz.

Embora se atribua a origem do termo “calistenia” ao ginasta Phokion Heinrich Clias (1782-1854), que publicou diversos artigos e livros sobre o assunto com o objetivo criar um desporto para todos, a História mostra que este tipo de treino já era praticado na antiguidade greco-romana, que valorizava o desenvolvimento físico e mental.

Sendo um desporto que se caracteriza por uma quantidade quase ilimitada de exercícios, a calistenia foi adaptada e está na base da origem de outros tipos de práticas – e a que mais nos interessa falar é a prática de Street Workout. O Street Workout traduz-se, assim, na prática de exercício físico ao ar livre. Esta modalidade, cujo local de origem é atribuído a Nova Iorque, atraiu praticantes por todo o mundo e é realizado, anualmente, pela World Street Workout and Calisthenics Federation (WSWCF), a maior competição de Street Workout do mundo (Street Workout World Championship), que atrai praticantes de várias nacionalidades.

O Street Workout é, portanto, um desporto que valoriza o convívio e aprendizagem de conjunto, apelando assim a um estilo de vida ativo e saudável, através de exercícios feitos em barras de elevações, barras paralelas ou sem equipamento. A prática deste desporto pode ser feita em diversos níveis, desde os exercícios estáticos aos dinâmicos.

Street Workout em Portugal

Em Portugal o desporto atraiu bastantes seguidores. A SWA – Associação portuguesa de Street Workout e Parkour– foi fundada a 3 de dezembro de 2012 por um grupo de praticantes com um histórico desportivo bastante diversificado e é reconhecida, atualmente, pela WSWCF, como o órgão gestor do desporto no país. A criação desta associação deve-se ao facto de se perceber que o desporto era praticado por diversos atletas espalhados pelo país e sentiu-se a necessidade de os unir, promovendo o Street Workout e criando-se, assim, laços entre as várias equipas de treino que existem. A SWA é, assim, responsável por realizar eventos e competições onde se criam laços, permitindo aos atletas conviver e partilhar conhecimentos.

O Street Workout em Portugal passou a ser visto, desde a criação da SWA, como algo mais sério e cada vez mais atletas se uniram ao movimento, tornando-o um organismo em crescimento. Em 2014, a equipa de parkour Team Braga juntou-se à SWA com o propósito de expandir o movimento do Parkour e começou-se, também, a organizar eventos desse desporto, reconhecendo-se, assim, o poder conjunto das duas práticas desportivas. Em 2018, a SWA entrou no IPF – International Parkour Federation –, que a reconheceu como a associação nacional para a realização de competições de Parkour. AComissão Nacional de Parkour é responsável por regulamentar o desporto em Portugal.

Além dos mais de 50 eventos realizados, a SWA dedica-se à criação de parques de Street Workout e parkour e tem desenvolvido estudos para perceber o que é necessário para a comunidade portuguesa, em termos de equipamentos desportivos e condições de práticas desportivas. Além de ser responsável pela criação de parques de Street Workout, a SWA é a cocriadora da Academia EU+, situada em Vila Nova de Gaia.

Se és praticante de Street Workout ou Parkour, dá o teu contributo e inscreve-te no link para fins estatísticos – https://swa.pt/praticantes/.

Stanislav Nosov, presidente da SWA
Stanislav Nosov, presidente da SWA
Stanislav Nosov, presidente da SWA
Fotografias de Gonçalo Delgado

Texto de Filipe Amorim

Deixe uma resposta

5 × 1 =

Fechar Menu
1
Viva! :)

Podemos ajudar?
Powered by